Acne - Causas, Tratamentos e Prevenção
- Drª Lucy Harasawa
- 21 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de fev.
A acne, cravos e espinhas são inflamações de glândulas sebáceas e folículos pilosos da pele. Embora sejam frequentes na puberdade e adolescência, também podem aparecer em outros períodos da vida.
Muitos fatores podem desencadear e agravar esses problemas cutâneos, desde questões emocionais até alterações hormonais. Além disso, a alimentação, a saúde intestinal e certos hábitos diários influenciam diretamente na condição da pele.
A seguir, confira as causas mais comuns e algumas dicas de tratamento natural que podem ajudar no cuidado e na prevenção dessas lesões inflamatórias.
Causas da acne
Perfil emocional:
A acne pode estar relacionada à baixa autoimagem e autoestima, negativismo e estresse. Frequentemente presentes em pessoas que enxergam mais as coisas ruins da vida, que sentem raiva de si mesmos e são desconfiadas. Pessoas com dificuldades de interação afetiva, com tendência a isolamento social, condição comum na puberdade e adolescência.
Infecção:
A bactéria Cutibacterium acnes (também chamada de Propionibacterium acnes) pode se proliferar nos poros cutâneos obstruídos, levando a inflamações e infecções.
Alimentos inflamatórios:
Glúten (alimentos derivados do trigo), lácteos (alimentos derivados do leite de vaca) e produtos com alto índice glicêmico, como chocolate, amendoim e salgadinhos, podem contribuir para o agravamento da acne em algumas pessoas.
Obstipação e disbiose:
A flora intestinal alterada está comumente presente em pessoas portadoras de acne.
Influência hormonal:
Durante a puberdade, gravidez ou menstruação, os hormônios — principalmente androgênicos — podem estimular as glândulas sebáceas a produzir mais sebo. Também pode estar associada à Síndrome dos Ovários Policísticos.
Medicamentosa:
Cosméticos oleosos, medicamentos como corticosteroides podem predispor o aparecimento da acne.
Causas Contribuintes para a Acne Tratamento natural e cuidados
Refresh Energy – borrifar 3 vezes, na pele ou via oral, 4 vezes ao dia, uso contínuo. (Clique e confira o produto)
Aplicar óleo ozonizado na pele antes de dormir elimina a infecção e a inflamação.
Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes melhoram a flora intestinal.
Atividades como meditação, ioga, técnicas de respiração consciente e exercícios físicos podem ajudar a reduzir o estresse, depressão e ansiedade.
Estabelecer uma rotina de sono saudável ajuda na regulação hormonal e na regeneração da pele.
Psicoterapia e cursos de desenvolvimento consciencial.

Conclusão
Cuidar da saúde da pele é um processo que vai além do tratamento tópico: envolve equilíbrio emocional, alimentação adequada, rotina de sono e atenção aos sinais que o corpo oferece.
Muitas vezes, pequenas mudanças de hábitos e o uso de soluções naturais podem fazer toda a diferença na redução de inflamações e na prevenção de novas lesões.
Encontrar um produto, como o Refresh Energy, que ajude a manter a pele livre de impurezas, contribuindo para um ambiente menos propício ao aparecimento de acne, também é parte fundamental desse cuidado.
Comentários